Conteúdo do Curso
Introdução aos conceitos básicos
0/2
Jornalismo Cientifico, Comunicação Cientifica e Educação Cientifica: Diferenças e Similaridades.
0/1
Linguagem e Comunicação Cientifica
0/1
Avaliação e Feedback na Produção de Conteúdo
0/1
Qual saúde falamos na divulgação científica?
0/1
Produção de conteúdo em comunicação científica (módulos gratuitos)
Sobre o módulo

Nesta aula, Érica Mariosa, Mestra em Divulgação Científica e Cultural pelo Labjor/Unicamp  e Doutoranda em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pelo PECIM/UNICAMP, aborda as aproximações e diferenças entre 3 áreas que frequentemente se esbarram na comunicação científica: O Jornalismo, a Divulgação Científica e o Ensino de Ciências.

 

Referências Bibliográficas:

– CALDAS, Graça. Comunicação, educação e cidadania: o papel do jornalismo científico. In GUIMARÃES, Eduardo. Produção e circulação do conhecimento: política, ciência, divulgação. Campinas: Pontes, 2003 p. 73-80.
– CALDAS, Graça. Jornalistas e cientistas: a construção coletiva do conhecimento. Revista Comunicação & Sociedade, 2004. 25 (41), 39-53
– Caribé, RCV. 2015. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade: Estudos 25(3): 89-104.
– CARNEIRO, Erica Mariosa Moreira; SOSA, Maria Clara Rodriguez; ARNT, Ana de Medeiros. A Ciência e os Conhecimentos da ‘Cidade Invisível’. Educação & Realidade, v. 48, p. e124635, 2023.
– ComCiência e divulgação científica / Carlos Vogt, Marina Gomes, Ricardo Muniz (Organizadores). – Campinas, SP: BCCL/ UNICAMP, 2018. 274 p.
– COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
– Cunha RB. Do científico ao jornalístico: análise comparativa de discursos sobre saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2008Jan;12(Interface (Botucatu), 2008 12(24)). Available from: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000100015
– Fioresi CA, Silva HC da. Ciência popular, divulgação científica e Educação em Ciências: elementos da circulação e textualização de conhecimentos científicos. Ciênc educ (Bauru) [Internet]. 2022;28(Ciênc. educ. (Bauru), 2022 28). Available from: https://doi.org/10.1590/1516-731320220049
– MARIOSA MOREIRA CARNEIRO, Erica. O que não é divulgação científica!. [S. l.]: Blogs de Ciência da Unicamp, 27 jul. 2022. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/mindflow/o-que-nao-e-divulgacao-cientifica/. Acesso em: 18 jan. 2024.
– MORA, Ana Maria Sánchez. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, RJ, 2003.
– ORMANEZE, Fabiano; PAVANI, Cecília; BORGES, Ana Gabriela Simões. (Orgs.). Comunicação, educação e liberdade na sociedade do espetáculo. Campinas: Pontes, 2014.
– Righetti S, Flores NM, Andrade FQ de, Morales AP. Divulgação científica para a imprensa: o modelo híbrido dos textos da Agência Bori com base em cinco perguntas essenciais. Intercom, Rev Bras Ciênc Comun [Internet]. 2022;45(Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun., 2022 45). Available from: https://www.scielo.br/j/interc/a/r4tMxFkMYThrrppDb4T3W7D/abstract/?lang=pt
– Valeiro PM, Pinheiro LVR. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação [Internet]. 2008 May;20 (Transinformação, 2008 20(2)). Available from: https://www.scielo.br/j/tinf/a/jXWgggxgBhXfsT57JDVbghp/

0% Completo
Pular para o conteúdo