O Centro de Educomunicaçao em Saúde (CES-IMS) tem como objetivo estimular a aquisição, a melhoria ou a mudança de hábitos, o reconhecimento de direitos e deveres, e a defesa contra a desinformação.
Educomunicação é termo reconhecido pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
No conceito da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), ela é entendida como um modelo orientador de práticas socioeducativo-comunicativas.
Estas práticas têm como objetivo criar e reforçar processos participativos em ambientes formais (escolares), não formais (geridos por ONGs) e informais (em todo o território). E, deste modo, garantir a gestão compartilhada dos recursos de comunicação.
Aplicada à literacia em saúde, a educomunicação é uma práxis relativamente nova. Encontra-se nas preliminares da pesquisa exploratória, especialmente em busca de tornar-se intensamente participativa.
As pessoas podem ter acesso a unidades de saúde, médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, bem como a exames, medicamentos e assim por diante. Entretanto, esse acesso, por si só, não gera capacidade cognitiva e social para estas pessoas.
Em outras palavras, acessar o sistema de saúde não é suficiente para levar seus usuários a adquirirem, melhorarem ou mudarem hábitos, seja em termos de promoção da saúde, prevenção de doenças ou cuidados com a saúde. Mais: tal acesso sozinho, certamente, não torna os indivíduos ativamente conscientes de seus direitos e responsabilidades, nem os capacita a enfrentarem a desinformação em saúde.
Já a educomunicação aplicada à literacia em saúde pode contribuir sim, decisivamente, para enfrentar todos estes desafios (WITTLIN, Flavio. Dissertação de mestrado, Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), 2023).
Sou graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atuo como consultor da ONG Viramundo. Esta organização sem fins lucrativos ajuda a promover a saúde e o saneamento ambiental e ecológico através de iniciativas de literacia em saúde.
Criei e coordenei o curso internacional de Educação em Saúde e Meio Ambiente da PUC-Rio (ESSA). Em 2011, a Viramundo recebeu uma menção honrosa do Ministério da Saúde pelo curso ESSA da PUC-Rio.
Assessorei (2014-16) e gerenciei (2018-21) o Programa Saúde do Sesc RJ, cobrindo as áreas de nutrição, odontologia, educação em saúde e saúde da mulher. Prestei assistência médica voluntária a trabalhadores e dirigentes do Sistema Fecomércio RJ e seus familiares, durante a pandemia da COVID-19.
Sou mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP/Fiocruz (2023), com dissertação focada na educomunicação para fins de literacia em saúde.
Tenho escrito sobre sua efetividade e lancei Caderno Técnico sobre uma ferramenta educomunicativa visual offline, a Sua Saúde em 3 Tempos (SS3T), especialmente potente para uso universal ( caso esteja interessado(a) em acessar tal Caderno, por gentileza, escreva para flawitt@schenberg.or.br).
Dedico-me a melhorar a promoção e os cuidados de saúde com estratégias inovadoras de literacia participativa em saúde.