Centro de Pesquisas em Ciência de Dados do Instituto Mário Schenberg

O Centro de Pesquisa em Ciências de Dados do Instituto Mario Schenberg (CPCD-IMS), tem como objetivo desenvolver soluções para levantamento, tratamento, e análise de dados da realidade brasileira.

Em toda mensagem, por telex, por telégrafo, etc., há um transporte de informação, e essa é uma coisa que realmente ainda não se conseguiu entender bem: quer dizer, há equações que funcionam razoavelmente, mas não se consegue deduzi-las dos princípios da Física.

Talvez haja mesmo certa lacuna nas concepções fundamentais da Física, e, atualmente, muitos pensam que a informação é uma coisa que deva ser tomada como um outro elemento fundamental da natureza, isto é, não há só o transporte de quantidade de movimento, etc., mas há também o transporte de informação, e é possível que isso venha a se transformar numa coisa muito fundamental na Física do futuro; de qualquer maneira, na prática, o transporte de informação já é muito importante.

A chamada teoria da informação foi iniciada por um engenheiro elétrico americano, Shannon, que elaborou as suas bases, preocupado exatamente com esses problemas da transmissão de mensagens telegráficas. Parece provável que o conceito de informação seja no futuro de grande importância para a Física. O conceito de informação dá a impressão de ser algo mais subjetivo, distinguindo-se dos processos físicos ordinários, mas quando se conseguir descobrir o papel da informação pode ser que ocorra uma revolução fundamental na Ciência e talvez até na Psicologia (…)

(SCHENBERG, Mário.Pensando a Física. 1983)

Compartilhe

Send Us A Message

Pular para o conteúdo