Coluna

Centro de Pesquisas em Ciência de Dados

Centro de Pesquisas em Ciência de Dados

Projeto dos membros do Instituto Mario Schenberg para compartilhamento de dados e conhecimento sobre o tema!

Relatórios de redes

RELATÓRIOS PUBLICADOS

O Centro de Pesquisa em Ciências de Dados do Instituto Mario Schenberg

 

O Instituto Mario Schenberg (IMS) tem por objetivo juntar ciência, pesquisa e cidadania. Busca, dessa forma, fortalecer a capacidade do país de produzir e aplicar políticas públicas adequadas para os distintos desafios que se impõe à realidade do povo brasileiro.

Só é possível intervir em realidades que sejam conhecidas. É com essa intenção que formamos o Centro de Pesquisa em Ciências de Dados do Instituto Mario Schenberg (CPCD-IMS). O CPCD-IMS tem como objetivo desenvolver soluções para levantamento, tratamento, e análise de dados da realidade brasileira.

 

Contexto

Atualmente, há largo volume de dados disponível sobre os mais distintos temas. Órgãos oficiais (nacionais, internacionais, ou transnacionais), outros institutos de pesquisa, e jornais, possuem seus próprios acervos de dados disponíveis ao público.

Ainda, a própria comunicação dos usuários da internet, com destaque às redes sociais, gera dados. Dados tais que podem ser estudados e analisados para melhor compreensão da realidade. Com o poder de processamento atualmente disponível, é possível tratar grande volume de dados em curto espaço de tempo.


Hoje, a disponibilidade dos dados e do poder de processamento de máquinas montadas especialmente para esse fim faz com que o gargalo para compreensão da realidade não esteja mais na ausência de informação. O gargalo está em saber tratar e escolher quais dados farão parte da análise, e como os interpretar de forma eficiente.

Por isso, o CPCD-IMS tem como característica entender que, no termo “ciência de dados”, a palavra-chave é “ciência”. Nosso esforço está em utilizar o método científico em cada etapa da análise de dados.

A coleta dos dados, o seu pré-tratamento, processamento, e a forma de apresentação dos dados, de acordo com essa forma de ver, se guiam por uma metodologia previamente elaborada. Em outras palavras, a análise de dados só possui sentido quando realizada de acordo com uma pergunta bem colocada.

Afinal, se a ciência é, antes de tudo, saber fazer perguntas, a ciência de dados só pode ser saber realizar perguntas relevantes aos dados.

 

Relatório das redes

Esse estudo tem como objetivo desenvolver soluções para levantamento, tratamento, e análise de dados da realidade brasileira. O esforço para recuperar os índices da cobertura vacinal em nosso país tem sido um marca da atividade do Instituto Mario Schenberg desde a sua fundação em 2021.

Conhecer em profundidade esse debate público, identificar os temas e argumentos do debate, bem como saber quem são os principais influenciadores e debatedores do debate vacinal é fundamental para que as autoridades da área da saúde e a comunidade científica possam difundir a informação correta e desmascarar as fakenews e a desinformação.

 


Deputado Dorinaldo Malafaia, Presidente de Frente Parlamentar em Defesa da Vacina, protocola investigação por crime contra a saúde pública

O Instituto Mario Schenberg divulgou um documento da Frente Parlamentar em Defesa da Vacina que solicita à Justiça a investigação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e dos políticos Nikolas Ferreira e Cleitinho Azevedo por possíveis crimes contra a saúde pública e as crianças. A razão para tal pedido é a divulgação de um vídeo em que os mencionados defendem a presença de alunos não vacinados nas escolas, atitude considerada contrária às diretrizes de saúde que promovem a vacinação. Além disso, critica-se a estratégia de políticos de direita de focar debates em vacinas para ganhos eleitorais municipais, desviando a atenção de problemas mais amplos das cidades. O Instituto reforça a importância da vacinação como medida coletiva de proteção à saúde e como um dos fundamentos de seu compromisso e do movimento Todos Pelas Vacinas, destacando esforços contínuos em monitorar debates e promover campanhas de conscientização sobre a vacinação.

Fundador do Instituto Mario Schenberg tem estudo capa da Science

Gustavo Burin Ferreira, membro fundador do Instituto Mario Schenberg, tem estudo publicado na capa da Science. Sua pesquisa sobre as plantas carnívoras do gênero Nepenthes foi destacada na revista Science por revelar um novo mecanismo de captura de presas.
Além do impacto científico impressionante, o trabalho de Gustavo amplia o alcance do conhecimento científico para o público em geral. O Instituto Mario Schenberg se orgulha do reconhecimento do trabalho de seus membros e celebra a conquista, ansioso por mais descobertas no futuro.

Instituto Mário Schenberg e Todos Pelas Vacinas participam do TikTok Awards 2023

O Instituto Mário Schenberg e o movimento Todos Pelas Vacinas brilharam no TikTok Awards 2023, consolidando parcerias e reencontrando colaboradores. Este marco impulsionou novas oportunidades para divulgação científica em 2024, prometendo um futuro repleto de inovações e avanços na missão de disseminar conhecimento e promover a ciência.

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo