Fundador do Instituto Mario Schenberg tem estudo capa da Science

Gustavo Burin Ferreira, membro fundador do Instituto Mario Schenberg, tem estudo publicado na capa da Science. Sua pesquisa sobre as plantas carnívoras do gênero Nepenthes foi destacada na revista Science por revelar um novo mecanismo de captura de presas. Além do impacto científico impressionante, o trabalho de Gustavo amplia o alcance do conhecimento científico para o público em geral. O Instituto Mario Schenberg se orgulha do reconhecimento do trabalho de seus membros e celebra a conquista, ansioso por mais descobertas no futuro.

Gustavo Burin Ferreira é membro fundador do Instituto Mario Schenberg. Recentemente, sua pesquisa sobre as características evolutivas das plantas carnívoras do gênero Nepenthes foi destacada na capa da prestigiada revista Science, um feito extraordinário.

Gustavo Burin Ferreira e sua equipe mergulharam fundo na compreensão da evolução dessas plantas, desvendando um novo mecanismo de captura de presas. A abordagem interdisciplinar, combinando experimentos de campo, análises microscópicas, químicas e vibrometria Doppler à laser, aliada a análises filogenéticas comparativas, revelou um insight fascinante: a emergência desse mecanismo não foi fruto apenas de uma seleção direcional, mas sim de uma “coincidência espontânea”, ressaltando a importância da variação fenotípica na evolução de características complexas. Confira o trabalho aqui.

Além de sua contribuição científica impressionante, membros como Gustavo Burin Ferreira não se restringem apenas ao âmbito acadêmico. Eles também se destacam na divulgação científica, compartilhando conhecimento em suas áreas. Essa abertura para explorar e comunicar descobertas científicas de maneiras acessíveis amplia o impacto do Instituto.

Aproximar o conhecimento científico da sociedade em geral é uma de nossas missões e sentimos muito orgulho em ver tamanho reconhecimento do trabalho de nossos membros. Parabéns ao Gustavo e todos da equipe que trabalharam para esse excelente trabalho. Que venham muitos outros.

Compartilhe

Mais conteúdos

Representação discente da Congregação do instituto de Geociências da UNICAMP homenageia docentes que lutaram contra a ditadura militar

Leda Gitahy, membro do Instituto Mario Schenberg, foi uma das docentes homenageadas durante a 264ª reunião da Congregação do IG, marcando o 60º aniversário do golpe militar de 1964. A homenagem reconheceu o compromisso dos professores na luta contra a ditadura militar e na fundação e consolidação do Instituto. Durante o evento, Gitahy destacou a origem subversiva do Instituto e a importância de manter um ambiente diverso e democrático, refletindo sobre a influência do exilado político Amilcar Oscar Herrera na criação do Instituto e a participação de docentes como Sandra Brizolla na resistência ao regime militar. A celebração enfatizou a continuidade do legado de resistência e a defesa dos direitos humanos.

Instituto Mario Schenberg marca presença na Campus Party Brasília 2024 com foco em inovação e tecnologia

O Instituto Mario Schenberg participará da Campus Party Brasília 2024, destacando-se na programação com a presença da fundadora Flávia Ferrari. Este evento, que acontece de 27 a 31 de março no Estádio Mané Garrincha, celebra o 50º aniversário do Planetário de Brasília e inclui uma vasta gama de atividades, como a Olimpíada Nacional de Ciências e Tecnologia Nuclear, simuladores de pilotagem, workshops de robótica, e palestras sobre astronomia e exploração espacial. A participação do Instituto visa promover a importância da ciência e tecnologia na educação e sociedade, oferecendo uma plataforma para discussão sobre inovação tecnológica e o futuro da educação científica.

Presidente de Frente Parlamentar em Defesa da Vacina, protocola investigação por crime contra a saúde pública

O Instituto Mario Schenberg divulgou um documento da Frente Parlamentar em Defesa da Vacina que solicita à Justiça a investigação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e dos políticos Nikolas Ferreira e Cleitinho Azevedo por possíveis crimes contra a saúde pública e as crianças. A razão para tal pedido é a divulgação de um vídeo em que os mencionados defendem a presença de alunos não vacinados nas escolas, atitude considerada contrária às diretrizes de saúde que promovem a vacinação. Além disso, critica-se a estratégia de políticos de direita de focar debates em vacinas para ganhos eleitorais municipais, desviando a atenção de problemas mais amplos das cidades. O Instituto reforça a importância da vacinação como medida coletiva de proteção à saúde e como um dos fundamentos de seu compromisso e do movimento Todos Pelas Vacinas, destacando esforços contínuos em monitorar debates e promover campanhas de conscientização sobre a vacinação.

Send Us A Message

Pular para o conteúdo