Fundador do Instituto Mario Schenberg tem estudo capa da Science

Gustavo Burin Ferreira, membro fundador do Instituto Mario Schenberg, tem estudo publicado na capa da Science. Sua pesquisa sobre as plantas carnívoras do gênero Nepenthes foi destacada na revista Science por revelar um novo mecanismo de captura de presas. Além do impacto científico impressionante, o trabalho de Gustavo amplia o alcance do conhecimento científico para o público em geral. O Instituto Mario Schenberg se orgulha do reconhecimento do trabalho de seus membros e celebra a conquista, ansioso por mais descobertas no futuro.

Gustavo Burin Ferreira é membro fundador do Instituto Mario Schenberg. Recentemente, sua pesquisa sobre as características evolutivas das plantas carnívoras do gênero Nepenthes foi destacada na capa da prestigiada revista Science, um feito extraordinário.

Gustavo Burin Ferreira e sua equipe mergulharam fundo na compreensão da evolução dessas plantas, desvendando um novo mecanismo de captura de presas. A abordagem interdisciplinar, combinando experimentos de campo, análises microscópicas, químicas e vibrometria Doppler à laser, aliada a análises filogenéticas comparativas, revelou um insight fascinante: a emergência desse mecanismo não foi fruto apenas de uma seleção direcional, mas sim de uma “coincidência espontânea”, ressaltando a importância da variação fenotípica na evolução de características complexas. Confira o trabalho aqui.

Além de sua contribuição científica impressionante, membros como Gustavo Burin Ferreira não se restringem apenas ao âmbito acadêmico. Eles também se destacam na divulgação científica, compartilhando conhecimento em suas áreas. Essa abertura para explorar e comunicar descobertas científicas de maneiras acessíveis amplia o impacto do Instituto.

Aproximar o conhecimento científico da sociedade em geral é uma de nossas missões e sentimos muito orgulho em ver tamanho reconhecimento do trabalho de nossos membros. Parabéns ao Gustavo e todos da equipe que trabalharam para esse excelente trabalho. Que venham muitos outros.

Compartilhe

Mais conteúdos

Representação discente da Congregação do instituto de Geociências da UNICAMP homenageia docentes que lutaram contra a ditadura militar

Leda Gitahy, membro do Instituto Mario Schenberg, foi uma das docentes homenageadas durante a 264ª reunião da Congregação do IG, marcando o 60º aniversário do golpe militar de 1964. A homenagem reconheceu o compromisso dos professores na luta contra a ditadura militar e na fundação e consolidação do Instituto. Durante o evento, Gitahy destacou a origem subversiva do Instituto e a importância de manter um ambiente diverso e democrático, refletindo sobre a influência do exilado político Amilcar Oscar Herrera na criação do Instituto e a participação de docentes como Sandra Brizolla na resistência ao regime militar. A celebração enfatizou a continuidade do legado de resistência e a defesa dos direitos humanos.

Send Us A Message

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo